Hoje nas minhas leituras diárias me deparei com o seguinte versículo: "E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca do concerto do Senhor! Nem lhes virá ao coração, nem dela se lembrarão, nem a visitarão; isso não se fará mais." (Jeremias 3:16). Esta passagem nos fala sobre o Reino do Messias, e nos comentários de Matthew Henry ele diz que não mais se lembrariam da arca do concerto pois "terão uma forma de adoração puramente espiritual, de modo que toda a lei cerimonial será deixada de lado por Cristo."
Esse comentário me levou a João 4:23 onde Cristo fala a mulher samaritana que "os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espirito e em verdade". Mas o que é adorar em espirito e em verdade?
Primeiramente quando é dito sobre adorar em espirito, isto nos remete aos tempos antes de Cristo, onde a adoração era cerimonial, com ritos e atos já determinados, sempre no lugar determinado por Deus. Quando Jesus veio, a adoração a Deus deixou de ser ritual, deixou de ser necessariamente em um lugar determinado e, com o Espirito Santo habitando os cristãos, passou a ser espiritual, ou seja, motivada e inspirada pelo Espirito de Deus. Antes eram feitos rituais de adoração, hoje as palavras e gestos são gerados na mente e no coração dos cristãos pelo Espirito Santo, não sendo mais uma adoração carnal, mas algo mais profundo que simples palavras não são capazes de expressar. A adoração agora é uma expressão totalmente fora do mundo, mas ainda assim no mundo. Ao mesmo tempo que ela é fora da carne, pois não surge na carne, é também na carne, pois é um culto racional a Deus (Romanos 12:1).
Agora vamos falar sobre adoração em verdade. Mas primeiro, o que é verdade?
Segundo o site Dicio um dos significados de verdade é "que é fiel ao original; diz-se da representação que é exatamente igual ao seu modelo". Este significado é exatamente o que Deus espera da nossa condição quando em adoração a Ele. Que sejamos fiéis ao original e exatamente iguais ao nosso modelo que é Jesus. Quando nos colocamos a adorar ao Pai, devemos estar de acordo com o exemplo que Ele nos deu, andando segundo os passos de Jesus e vivendo segundo determina a fé cristã, refletindo em todos os aspectos a imagem de Cristo.
Assim sendo, adorar a Deus em espirito e em verdade é adorar a Deus movidos pelo Espirito Santo estando com nosso viver em conformidade com o exemplo de Cristo, em amor, caráter, santidade e tudo mais. Quando Cristo diz a mulher que devemos adorar em espirito e em verdade, ele nos diz como devemos adorar e como devemos nos apresentar diante de Deus.
Aqui temos mais um exemplo da profundidade das palavras e do conhecimento de Jesus. Apenas uma frase dita por ele que possui uma complexidade tão grande e tão maravilhosa que deve gerar em nós mais anseio por adorá-lo e viver a vida que ele espera que tenhamos.