sábado, 17 de fevereiro de 2018

A importância da dedicação e conduta santa

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nessas coisas; porque, fazendo isso, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. " 
(I Timóteo 4:16) 

Retomando hoje meus escritos neste blog, depois de alguns vários testes que fiz nos últimos anos dos quais (talvez) eu comente por aqui, me deparei com esse versículo na leitura de hoje. No capitulo 4 deste livro, desde o versículo 6, Paulo exorta Timóteo em como deve agir como líder  e ministro do Senhor aonde estava, e encerra com o versículo acima, que possui uma profundidade tremenda. 
Paulo inicia este tema recomendando a Timóteo a transmissão das palavras da fé e a boa doutrina (vers. 6), estando alimentado dela. A primeira recomendação de Paulo é a leitura e meditação da palavra de Deus como alimento diário, imprescindível à sobrevivência, retomada nos versículos 11 e 13. Em seguida o exorta a se afastar de fabulas profanas e de velhas (vers. 7), ou seja, superstições, misticismo, hoje em dia o horoscopo, entre outras coisas, e o incita a pratica do exercício da piedade com mais afinco do que a pratica de exercícios físicos (vers. 8). Sobre Piedade, temos os seguintes significados: 
  1. Demonstração de amor ou afeto por coisas religiosas; devoção. 
  2. Compaixão pelo sofrimento de outra pessoa; misericórdia.
  3. Virtude que possibilita oferecer a Deus o culto que ele merece. 
O exercício da piedade resume-se aos dois principais mandamentos ditos por Jesus, que engloba toda a Lei de Deus, amar ao senhor acima de todas as coisas (1 e 2) e amar ao próximo como a si mesmo (3). Em suma, o exercício da piedade é a devoção a Deus com respeito e reverencia, guardando os mandamentos e amando e cuidando das necessidades do próximo (Provérbios 3:27).
Logo após, nos versículos seguintes (12 a 14) ele fala adverte Timóteo a ser exemplo. E este é o ponto chave deste capitulo. O cristão deve não apenas transmitir a palavra de Deus, mas ser exemplo vivo do que ensina assim como foi Jesus. Como citado na bíblia de estudos Thompson, o tema dos versículos 15 e 16 deste capitulo é "a importância da meditação e dedicação completa, unidos ao cuidado com a conduta pessoal, visando a influencia salvadora." A salvação daqueles que nos ouvem pregar ou nos observam está diretamente atrelada à nossa conduta segundo aquilo que falamos e ministramos. Se não andarmos como exemplo vivo do que pregamos, não haverá 'influencia salvadora' em nós para alcançar aqueles a nossa volta. Nos dias de hoje vemos muitos cristãos, lideres ou não, pregando algo que não vivem, ou até pior, vivendo o contrario à lei de Deus, sendo motivos de escândalo para a igreja e o mundo, o que é totalmente contrario aos ensinos de Paulo neste trecho. 
Portanto, este momento eu os convido a uma reflexão. Um momento para avaliar a vida e ver se tem sido o exemplo que Deus espera de você. Sempre temos algo para melhorar, e esta reflexão deve ser periódica nas nossas vidas até alcançarmos a medida e estatura do homem perfeito (Efésios 4:13) e que a obra de Deus seja completa em nossas vidas (Filipenses 1:6). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” – Efésios 4:29.